Propel
Blog
Healthcare18 de maio de 2021

Aplicativos de reservas serão a grande tendência na reabertura de restaurantes

Capturar 17

Aplicativos de reservas

Sistemas de reservas já são utilizados por alguns restaurantes para gerenciar e facilitar as reservas dos clientes. Estes serviços de reservas podem ser oferecidos no site do estabelecimento ou, numa opção mais dinâmica e abrangente, em aplicativos específicos.

Os aplicativos de reservas têm como objetivo acabar com as filas em bares e restaurantes. Aplicativos de reservas podem oferecer várias funcionalidades:

  • Acaba com as filas em bares e restaurantes;
  • Prevê quanto tempo o cliente vai esperar para entrar no restaurante;
  • Faz reservas, entrando na fila em tempo real, de forma remota;
  • Oferece descontos para os usuários.

Veja que a ideia de filas virtuais é completamente alinhada com a nova realidade, onde a proximidade das pessoas deverá ser evitada.

Vantagens

Reserva de forma remota

Sem dúvida alguma, a opção de o cliente fazer sua reserva de forma remota e estimar o tempo de espera contribui demais para o distanciamento social. Isso evita que a área de espera fique muito cheia e ajuda os clientes a se distanciar socialmente enquanto esperam por uma mesa.

Monitorar a capacidade de pessoas

Com funcionalidades configuradas para a nova realidade, é possível monitorar a capacidade de clientes no espaço. Imagine que o restaurante defina um número específico de clientes e crie uma lista de espera com 30% da sua capacidade total seguindo orientações de regulamentos impostos pelo governo. Esse contingente seria facilmente gerenciado, onde reservas que extrapolem este número seriam desativadas.

Segurança para os clientes

Para aqueles clientes que não se sentirão à vontade em retornar a frequentar bares e restaurantes, listas virtuais podem ser algo muito positivo. Estes sistemas de espera podem fazer com que o cliente sinta-se mais seguro, sabendo que o distanciamento social está sendo aplicado com controle.

Listas de espera virtuais

Listas de espera virtuais não é algo novo, mas certamente será muito mais utilizado na nova realidade dos restaurantes. Portanto, surgem como tendência, pois resolvem facilmente um problema real e facilitam o gerenciamento do fluxo de clientes.

A espera em restaurantes é um ponto importante, que quando bem gerenciado, evita o acúmulo de pessoas no mesmo ambiente.

Na reabertura dos restaurantes, a espera é um ponto crítico, haja vista que não será permitido ultrapassar a capacidade máxima de pessoas estipuladas em restrições que certamente serão impostas pelo governo.

Tendências alinhadas a nova realidade

Menus virtuais

Os tradicionais menus de papel podem dar lugar aos menus virtuais, o que evita o contato entre vários clientes.

Estes menus podem ser disponibilizados em aplicativos próprios ou naqueles já utilizados para a reserva. Outra tendência, é disponibilizar o QR Code (código de barras) na mesa, bastando escanear com o celular e ter acesso à íntegra do cardápio.

Inovar e se adaptar

Tenha em mente que os restaurantes que inovaram e se adaptaram à nova realidade da quarentena, tiveram melhor performance se comparados aqueles que nada fizeram.

Portanto, não deixe de inovar e buscar alinhamento às mudanças de hábitos de consumo. Se na quarentena, o delivery foi um sucesso no seu negócio, não deixe de lado todos os esforços dedicado ao serviço de entrega. Implemente processos que otimizem as operações ou até mesmo faça adequações nas embalagens que porventura foram desenvolvidas às pressas em virtude da pandemia.

Se a opção na quarentena foi manter o negócio fechado, agora é hora de implantar com mais calma a operação de delivery. O delivery é algo que veio para ficar e o restaurante não pode ficar de fora.

Considere que na reabertura, bares e restaurantes deverão operar com capacidade reduzida, o que faz do delivery e take out uma fonte para complementar as receitas e garantir o fluxo de caixa.

Já os sistemas de listas de espera, principalmente por aplicativos serão ferramentas úteis e eficientes para manejar o fluxo de pessoas e garantir segurança.

Os operadores de restaurantes que pensam estrategicamente agora sobre como podem atualizar e melhorar a experiência para os clientes e implementar soluções cuidadosamente, colherão os benefícios em um mundo pós-COVID.

 

Essa matéria foi publicada pelo portal de conteúdo da parceira Scuadra Embalagens, que é especialista em abordar assuntos sobre gestão de delivery, embalagens e soluções para restaurantes.