Tamanho
- O Brasil possui 7,74 milhões de hectares de árvores plantadas (eucalipto, pinus acácia, araucária, paricá e teca), onde 34% são destonadas a celulose e papel.
- Atualmente, o país é um dos maiores produtores de floresta plantada no mundo e em 4º lugar no ranking mundial dos produtores de celulose.
Benefícios
- As iniciativas do segmento beneficiam cerca de dois milhões de pessoas, consolidando o setor brasileiro de base florestal como indutor de desenvolvimento econômico e social do país.
- O setor de árvores plantadas é responsável por cerca de 4,2 milhões de empregos diretos e indiretos;
- Reciclar uma tonelada de papel evita o abate de cerca de 15 árvores de eucalipto, economiza 71% de energia elétrica e minimiza cerca de 74% das emissões que se teriam no processo de fabricação;
- Os sacos plásticos demoram cerca de 40 anos para desaparecerem quando lançados no ambiente, já o papel demora 3 meses para biodegradar;
Reciclagem
- Cerca de 46% do papel, produzido e comercializado no Brasil, é reciclado e volta para a cadeia produtiva (dado relativo ao ano de 2015).
- Estima-se que o papel pode ser reciclado até 6 vezes
- De todo o papel reciclado, 80% é destinado à confecção de embalagens, 18% a papéis sanitários e 2% à impressão.
Mercado
- A Europa manteve-se como principal destino da celulose brasileira, com 38% por cento das vendas, seguida pela China (33%) e América do Norte (17%).
- O consumo de papel no Brasil é de apenas 4 Kg por habitante/ano, enquanto nos países desenvolvidos varia entre 12 a 18 Kg por habitante/ano.
Fonte: Ibá e Bracelpa