Propel
Blog
Healthcare6 de maio de 2021

Como Lidar com as Mudanças na Volta dos Estabelecimentos Comerciais

 

 

Ima 3

 

 Passamos por um momento de crise, onde o novo corona vírus, além de afetar a saúde em quantidade relevante no Brasil e no mundo, tem afetado em grande escala da economia.

O setor gastronômico tem sentido fortemente esse impacto, devido as normas de distanciamento e controle de aglomeração. Com isso os estabelecimentos devem se adaptar as mudanças e se adequar ao quadro atual.

Para determinar o tamanho de uma equipe de bares e restaurantes, que seja capaz de atender seus clientes em dias normais, demanda experiência, pois a avaliação deve ser capaz de atender seus clientes tanto nos dias de baixo movimento quanto nos dias mais movimentados. Nesse momento em que muitos estabelecimentos passaram por diversos cortes e mudanças em sua equipe devido paralisação, essa organização tem sido desafiadora, pois a maior dificuldade enfrentada neste período foi lidar com a queda brusca de faturamento, enquanto custos fixos são os mesmos.

A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) divulgou uma pesquisa em que estima-se que mais de 80% dos empresários do setor, buscaram algum tipo de crédito e maioria esmagadora dos pedidos foi negada. Sem acesso a crédito, as empresas precisaram se reinventar para sobreviver.

Muitas empresas passaram a adotar o sistema de delivery na tentativa de aumentar o faturamento enquanto muitas outras empresas tentaram reduzir seus maiores custos fixos renegociando aluguel e com a suspensão de contratos de trabalho.

Com a reinvenção de muitas plataformas, existe hoje empresas que trazem benefício para setores que se encontram mais abalados. Um deles é a o trabalho de freelances. É importante em um restaurante por exemplo, ter pelo menos 2 ou 3 ótimos funcionários que realmente abraçam a ideia e reconheçam a operação a fundo. Então no momento de crise, contar com esse serviço, pode ser uma opção para os estabelecimentos, se manterem abertos e com os gastos menores.

Manter a motivação da equipe, é um trabalho difícil e necessita da constância. Apostar em treinamentos e conversas é de grande valia. Por isso identifique os profissionais com mais potencial dentro da sua equipe e ofereça ferramentas para o seu crescimento.

A qualidade da refeição tem que atender às expectativas do consumidor, isto é, a comida deve ter bom sabor, boa apresentação e deve ser colocada em embalagens específicas e em boas condições. Com isso manterá um atendimento de primeira, um menu de qualidade e será fundamental para estabelecer um bom relacionamento com seus clientes.

Trata-se de uma estratégia interessante que, quando bem planejada e elaborada, pode não só trazer mais pessoas para o seu estabelecimento, como também fidelizar clientes.

As mudanças de adequação têm sido muito rígidas, com o distanciamento social, disponibilização de álcool em 70% para os clientes, proteção para os funcionários, mesas separadas por 1,5m a 2m, são primordiais para o controle da doença, e devem ser seguidas por todos os estabelecimentos, para que mantenham-se abertos e com funcionamento adequado, mesmos em redução de seus atendimentos.

 

Fonte:

https://switchapp.com.br/blog/mudancas-na-equipe-de-bares-e-restaurantes-como-lidar/