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Economia3 de outubro de 2022

O MERCADO DE PAPEL TISSUE NO BRASIL

O QUE É O PAPEL TISSUE?

Os papéis tissue são materiais por exemplo: papel higiênico, guardanapo, lenços de papel, e outros papéis que podem ser reciclados, sendo seu maior uso, voltados para produtos das áreas de higiene e sanitárias. Podendo variar sua qualidade de acordo com a sua exigência e finalidade.

A participação dos papéis tissue na indústria brasileira cresceram 4% em menos de 15 anos segundo fontes da Indústria Brasileira de Árvores (IBA). Dentro da produção de papel no Brasil, o tissue corresponde a 11%. No cenário mundial, o Brasil é o 5º maior produtor de tissue, apenas atrás de EUA, China, Itália e Japão.

tissue

 

DESAFIOS PARA O MERCADO DE PAPEL TISSUE

Devido a pandemia e a crise mundial, o mercado de papel tissue, assim como vários outros segmentos, vem sofrendo significativos impactos. A alta dos preços, dificulta que as empresas repassemos custos. A celulose em 2021 atingiu sua alta histórica, afetando assim os custos de produção. Os custos das matérias primas, foram afetadas no geral, assim como a indústria química, afetada também por ter suas matérias prima precificada em dólar. O gás, o diesel para transporte, energia elétrica, entre outros, encareceram, e as empresas estão segurando ao máximo para repassar o preço ao consumidor, pois elas precisam ainda ser competitivas. O papel higiênico por exemplo, teve uma alta de 5,3%.

 

PÓS-PANDEMIA E O CENÁRIO PARA 2022

A pandemia gerou uma busca por papéis tissue: papel higiênico, toalhas de papel, entre outros produtos, justamente, pelo papel tissue ser mais voltado para a área higiênica e sanitária. De acordo com o Kantar World Papel, somente em março de 2020, no auge da pandemia, o papel higiênico teve um crescimento de 211% nas compras, muito impulsionado pelo lockdown e as pessoas terem que ficar em casa.

Em 2022, mesmo após a população brasileira quase em sua totalidade estar vacinada, e o trabalho presencial estar retornando, o setor de papel tissue teve uma alta de 21% no primeiro trimestre de acordo com Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). O crescimento é algo positivo, principalmente para um cenário pós-pandemia, porém, muitos fatores devem ser destacados, e que as empresas de papel tissue e os consumidores devem ficar atentos. Grande parte das empresas não repassaram os custos ao consumidor, fazendo com que os preços estejam sendo reajustados gradativamente. Pós-pandemia, crise internacional, alta dos juros, inflação em alta, guerra da Ucrânia impactando o preço do petróleo, retração da renda do consumidor e cenário político em 2022 instável devido a ser ano de eleições, fará com que o final de 2022 e o começo de 2023 seja desafiador, tanto para as empresas quanto para os consumidores.

Porém uma coisa é certa, independentemente do cenário, o consumo de papel tissue é essencial para a população. Tanto para higiene quanto voltado para o setor sanitário, principalmente em um mundo novo, pós-pandemia onde as empresas, hospitais e nossas casas precisam sempre estar cada vez mais higienizadas.

A Propel está preparada para esses novos desafios, através de seus produtos 100% celulose e inovadores, voltados tanto para o conforto quanto para um futuro com mais segurança para seus clientes.

 

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