Propel
Blog
Biossegurança19 de setembro de 2022

O que é Biossegurança

Conheça mais sobre Biossegurança

Muito ouvimos falar sobre biossegurança, mas afinal, você sabe para que ela serve exatamente ?

Podemos definir como um conjunto de ações que são tomadas com a finalidade de reduzir riscos que são inerentes a determinadas atividades ou locais, com intuito de preservar o meio ambiente, e principalmente, a saúde humana.

São medidas que adotadas promovem a segurança dos envolvidos, sem comprometer os resultados ou a qualidade do trabalho ou produto final.

 

Normas de Biossegurança

O Governo Federal aprovou em 2015 a lei de nº 11.105, que ficou conhecida como a lei de biossegurança, estabelecendo normas de seguranças e também mecanismos para fiscalizar e acompanhar diretamente as empresas durante o processo. 

Se alguma empresa não seguir corretamente as normas além de ficar mal vista no mercado, também recebe multa por não cumprir com a lei. 

É com essa lei que foi criado a divisão de riscos que cada ambiente pode apresentar e foi possível direcionar algumas diretrizes para evitar qualquer tipo de acidente nas empresas.

 

Divisão de riscos em cada ambiente 

Existem divisões nos tipos de riscos que cada segmento possui, e para isso existe uma norma específica de biossegurança para cada um deles, sempre focando na redução de contaminações. 

São divididos em 4 níveis: 


Nível 1: Neste nível encontramos tudo relacionado a agentes infecciosos, o foco principal é cuidar do ambiente, fazendo a desinfecção e limpeza do local adequadamente.

 

Nível 2: Esse nível é referente a laboratórios e ambientes de trabalho que lidam com substância ou agentes infecciosos que têm um maior potencial de contaminação e, consequentemente, danos para o ambiente e aos colaboradores. Nesse nível já é necessário uso de equipamentos para desinfecção.

 

Nível 3: Aqui temos os agentes infecciosos mais perigosos, pois podem ser letais para os seres humanos que entrarem em contato, sendo necessário um maior cuidado ao lidar com eles.

 

Nível 4: Último nível é relacionado aos ambientes que causam danos extremos à saúde, e necessitam de cuidados ainda mais específicos e rigorosos. Além disso, é necessário o uso de EPIs e limitação de funcionários para trabalhar nesse ambiente.

 

Todos esses níveis são regulamentados pela Lei 11.105 de 24 de março de 2015, que é mais conhecida como Lei da Biossegurança,  e através dela que todas as normalizações e competências de seguranças são definidos, e então fiscalizados para garantir o bem- estar dos colaboradores e também do proteção do meio ambiente.

Conheça mais sobre alguns dos principais objetivos da Biossegurança.

 

Minimizar possíveis riscos 

Podemos classificar como o principal objetivo da Biossegurança é a redução de possíveis riscos ocupacionais, os quais podem trazer severos danos à saúde dos colaboradores. Em grande maioria, esses riscos podem causar sequelas irreversíveis para a qualidade de vida do funcionário envolvido.

Para evitar tal comprometimento, é dever da empresa fornecer equipamentos e ferramentas adequadas que minimizem o risco do colaborador desenvolver alguma doença. 

Também é importante salientar que tais equipamentos devem ter descartes adequados, evitando possível contaminação no meio ambiente ou até mesmo de pessoas.

 

Proteger os profissionais

Ter uma proteção adequada dos funcionários também é um dos objetivos descritos nas normas da biossegurança, afinal, muitos lidam com compostos que podem ser perigosos e maléficos à saúde.

Além dessa proteção ser um direito do trabalhador, também protege o meio ambiente, descrevendo normas a serem cumpridas para o descarte adequado de cada composto.

Escola Virtual Gov

 

Preservação do meio ambiente

Como já dito, o meio ambiente é um dos objetos de proteção visado pela biossegurança, isso porque, o descarte irregular de produtos químicos ou radioativos podem contaminar o solo deixando-o improdutivo por muitos anos.

Para evitar isso, as empresas devem seguir rigorosamente as normas estabelecidas pela lei, sempre tomando cuidado com tudo que estiver manipulado.

Confiar nos protocolos

Para que todas as etapas sejam feitas corretamente, é importante confiar nos protocolos determinados para cada setor da empresa.

Os principais benefícios que se têm ao segui- los, além da minimização de riscos que coloquem em risco a saúde dos colaboradores, também evitam que haja perda de material por alguma contaminação ou despadronização do produto final.

Todos os envolvidos devem ser treinados frequentemente deixando sempre alinhados os procedimentos e normas.

Agora que você conhece um pouco mais sobre a lei da biossegurança e sua importância, é possível perceber a grande importância que ela tem para a manutenção da saúde dos colaboradores e, também, à preservação do ambiente que está inserida a empresa. 

É importante toda empresa ter planos com objetivos que possibilitem que o ambiente de trabalho seja saudável e seguro.

 

Texto original Propel Professional

botao-03