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Food Safety6 de junho de 2022

Por que o food service precisa ser mais sustentável?

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A sustentabilidade no food service é algo que vem despertando cada vez mais a atenção de empresários da área de gastronomia. Se preocupar com esse tipo de ação faz com que os recursos naturais sejam preservados, ao mesmo tempo em que se faz economia.

Além disso, quando se tem mais sustentabilidade no restaurante, isso pode ser evidenciado nas estratégias de marketing e comunicação, para atrair os consumidores mais conscientes.

Conversamos com a consultora Heloisa Helena de Medeiros Duarte, da H2 Consultoria, que compartilhou conosco valiosas informações sobre o tema. Confira, a seguir!

Legislações que cobram mais sustentabilidade no food service

No que se refere às legislações que cobram a sustentabilidade no food service, Duarte acredita que o governo de São Paulo saiu na frente, aprovando, em 2019, a Lei nº 17.110, de 12 de  julho de 2019, que proíbe o fornecimento de canudos confeccionados em materiais plásticos em todo o Estado.

Além de São Paulo, outros estados e cidades, como o Rio de Janeiro e Porto Alegre também já têm leis parecidas e que exigem que os restaurantes sejam mais atentos.

Na visão de Duarte, no entanto, as leis que cobram mais sustentabilidade no food service deveriam ser federais. Dessa forma, os restaurantes e clientes seriam obrigados a seguir as diretrizes.

“Acredito que todas as ações sustentáveis devem partir do governo, uma vez que um número muito pequeno da população pratica, de forma contínua e consciente, atos de  sustentabilidade. As leis e as multas irão diminuir a quantidade de plásticos não reciclados nos aterros”, opina a especialista.

O olhar do consumidor nas questões sustentáveis

Para Duarte, o olhar do consumidor é importante para garantir a sustentabilidade no food service. Porém, a consultora acredita que os restaurantes devem proporcionar e incentivar os seus clientes a terem atitudes mais corretas.

Ela exemplifica contando que alguns restaurantes perceberam uma maior demanda por embalagens descartáveis na pandemia da Covid-19, por conta do crescimento do delivery, e tomaram medidas para tornar a situação menos prejudicial ao meio ambiente.

“Alguns restaurantes e redes, que já tinham consciência de sustentabilidade, já aderiram de forma antecipada às entregas de alimentos em embalagens de papelão e até suco em refratários de vidro. Mesmo assim, o consumidor que deve fazer o ato circular, lavar essas embalagens após a sua refeição e descartar em lixo que, comprovadamente, terá como destino a reutilização”, diz.

Duarte ainda orienta os restaurantes a incentivar os consumidores a carregar sempre um estojo com talheres e um copo retrátil na bolsa. Assim, se evita a necessidade de usar tantos descartáveis no dia a dia.

Pontos em que o gestor pode investir para ter um estabelecimento mais sustentável

Para Duarte, os proprietários de restaurantes devem investir em alternativas mais sustentáveis nas embalagens usadas em seus estabelecimentos. Entre as principais alternativas, de acordo com a especialista, estão as “quentinhas” de alumínio e o papelão com verniz impermeável.

A consultora, no entanto, alerta para os cuidados necessários para escolher o fornecedor das embalagens: “Todo proprietário de restaurante deve comprar esses materiais em empresas idôneas, pelo motivo que sua manipulação na indústria deve ter todo o cuidado higiênico e sanitário, pois, haverá o contato com alimentos”.

A sustentabilidade no food service é uma necessidade para os restaurantes e convém que você faça a sua parte, não apenas para cumprir leis, mas sim para contribuir para a preservação do nosso planeta.

 

Matéria retirada do portal FoodConnection

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