Propel
Blog
Biossegurança27 de maio de 2022

COMO APRENDER SOBRE GESTÃO DE PROCESSOS DA ÁREA TÉCNICA DE ALIMENTOS?

Processo de Vendas, de Produção, Financeiro – temos faculdades inteiras para ensinar as melhores práticas na Gestão destes setores. Contudo, quando vamos para áreas mais técnicas de alimentos, como Qualidade e Pesquisa e Desenvolvimento, o foco das grades curriculares muda. Passamos a receber uma avalanche de conhecimento técnico (importantíssimo!), e quase nenhum (ou nenhum mesmo!) sobre gestão destas áreas.

Saímos das faculdades ou dos cursos de pós-graduação como técnicos cada vez mais especializados, porém com quase nenhum conhecimento de gestão de processos. Entramos nas empresas normalmente como analistas, dentro de uma equipe e subordinados a uma liderança com a qual aprendemos (pela observação do exemplo, mentoria ou outros processos de aprendizagem) como se faz gestão.

Esta liderança, normalmente também um ou uma profissional da área técnica, aprendeu com quem? Que experiências teve até chegar ali? Como formou o que considera boas práticas de Gestão do Processo em questão?

Muitas vezes, somos promovidos a uma posição de gestão sem nem ao menos entender suas exigências – é o famoso “sentar na cadeira, mas ainda não a ocupar“. A maior parte de nós acaba aprendendo na prática a fazer gestão de processos técnicos: dispomos então das ferramentas que temos. Podemos empregar o “bom senso” ou práticas que podem funcionar em outros setores (porém não necessariamente no nosso – o que é muito comum na Gestão de P&D!), e levamos bastante tempo para criarmos uma versão pessoal do que seriam as melhores práticas na gestão do nosso processo.

Ao observar esta lacuna de conhecimento de gestão de processos, que atinge principalmente as áreas de Pesquisa e Desenvolvimento, Qualidade, Regulatórios, a Tacta lançou em 2017 as Formações em Gestão. Inicialmente, Formação em Gestão de P&D e Formação em Gestão da Qualidade. Em 2018, juntou-se a elas a Formação em Assuntos Regulatórios em Alimentos, completando a tríade de gestão de processos técnicos na área de alimentos.

Em 2019, revisamos a grade de duas destas Formações, para incluir um módulo que estava faltando: Gestão de Processos. Agora você pode aprender com profissionais experientes no mercado sobre as melhores práticas na gestão destes três processos – para levar estas práticas para a realidade da sua empresa e melhorar a performance da sua equipe.

Vamos conhecer um pouco melhor cada um destes módulos?

GESTÃO DO PROCESSO DE P&D

Será que o papel do Gestor em P&D é mão na massa, tocando projetos pessoalmente? Ou será que a Gestão de P&D é um trabalho em si? O módulo de Gestão do Processo de P&D vai responder ao desafio de ter um bom processo, que ajude a dar um mínimo de trilhos, mas que ao mesmo tempo não engesse este processo criativo e permita a inovação florescer.

É neste módulo que traremos o processo de P&D: funções que o P&D cumpre para a empresa, briefing, entregas de projeto, fluxograma, registro de projetos e indicadores de processo.

E como a gente transmite para o restante da empresa o que aprendeu durante o projeto? Técnicas de aprendizagem organizacional para você parar de apagar incêndios por aí e acabar com a linha direta entre as áreas produtivas e o setor de P&D.

 

GESTÃO DE PROCESSOS DA QUALIDADE

Organizar o fluxo de dados da área de Qualidade não é trabalho para qualquer um: é muito fácil o gestor da área ser tomado pela avalanche de informações que são geradas continuamente nos diferentes processos que a Qualidade controla em uma empresa.

Derivado das funções que o Gestor da Qualidade cumpre para a empresa, vamos analisar resultados, PCP, entradas, fluxograma e modificações de processos, e abordar a gestão de análises dos resultados aplicada à manutenção dos processos produtivos.

No módulo de Gestão de Processos da Qualidade, vamos também abordar a questão de gerenciamento de rotina, avaliação e definição de métodos adequados para qualidade e colocar o dedo na ferida: o que avaliar? o que aprovar? E o que reprovar?

 

GESTÃO DO PROCESSO REGULATÓRIO

Quais são principais desafios da área de Gestão de Processo Regulatórios? Que rotinas e equipes precisamos estabelecer dentro da gestão de regulatórios? Como fazer o gerenciamento do fluxo de informações e garantir o cumprimento dos diversos requisitos que a indústria de alimentos precisa atender?

E quando falamos do desafio para se manter informado e atualizado com as mudanças de legislações? Como ter sucesso neste processo de contínua mudança?

No módulo de Gestão do Processo Regulatório vamos também aprender a realizar a avaliação de impactos de cada uma delas para trazer a visibilidade necessária para a Alta Direção. Atualização + time + processos + análise de risco e impacto: as boas práticas que um Gestor deve implementar na sua empresa para garantir o sucesso da área de Regulatórios.

Os módulos de Gestão de Processos são exclusivos da Tacta e fazem parte da sua caminhada para se tornar um gestor técnico, dentro das Formações em Gestão de que fazem parte. É a nossa contribuição para resolver esta lacuna de conhecimento de gestão nas áreas técnicas, com profissionais experientes da área de alimentos que compartilham boas práticas, vivências e reflexões com visionários e guardiões de alimentos.

Vamos formar equipes de alto desempenho que promovam o crescimento do mercado de alimentos com ética, responsabilidade, inovação e foco no usuário!

A Tacta acredita que o profissional de sucesso desenvolve suas habilidades técnicas enquanto também potencializa suas habilidades comportamentais. Por isso, todas as Formações equilibram módulos técnicos e outros voltados à criatividade, liderança e gestão.

 

Matéria retirada do portal Tacta

botao-03