Propel
Blog
Tecnologia10 de outubro de 2016

O que é mais higiênico: secar as mãos com toalhas de papel ou usar secadores?

Imagem1

 

A importância da higienização das mãos com certeza é a preocupação da maioria das pessoas, pois este hábito saudável é fundamental para evitar doenças e proteger o corpo.

Uma pesquisa realizada no Reino Unido pela BBC perguntou para as pessoas se elas lavavam as mãos após usar o banheiro, e a resposta foi positiva: 99% responderam que sim. Porém, na prática, o resultado foi bastante diferente: com dispositivos que registravam o uso das torneiras pelos usuários do banheiro, apenas 32% dos homens e 64% das mulheres fizeram a higiene adequada das mãos.

Sabe-se também que apenas a lavagem das mãos não é o suficiente para manter uma higienização completa, pois mãos molhadas atraem bactérias, que fazem da umidade um ambiente favorável para se proliferarem.

Pensando então em uma secagem adequada, surge uma dúvida: o que seria mais higiênico na hora de se secar as mãos em lugares públicos: usar toalhas de papel ou utilizar os sistemas de secadores com jatos de ar?

Analisando os secadores, os mesmos podem conter uma grande quantidade de bactérias. Além disso, levam mais tempo para a secagem completa das mãos, e a demora no processo realizado pelos secadores (principalmente de ar quente) faz com que as pessoas desistam no meio e saiam do banheiro com as mãos ainda úmidas, o que conduz muito mais bactérias.

Estudos mostraram que para secar as mãos nos secadores são necessários 30 segundos de ação, mas os homens desistem em 19,6 segundos e as mulheres em 25,4 segundos. Em comparação, o uso de toalhas de papel gastaria apenas 11 segundos, e ainda ajudariam a remover fisicamente resíduos de mãos mal lavadas, mostrando-se mais eficazes que o sopro de ar.

Pesquisas mostram que secadores com jato de ar dispersam 1,3 mil vezes mais do que as toalhas de papel. Usar o método que utiliza o sopro de ar além de aumentar o número de bactérias nas mãos, espalham micróbios pelo ar, contaminando profundamente o ambiente.

Então fique atento: para manter sua vida mais saudável, lave as mãos frequentemente, e a hora de secar, faça de maneira adequada, pois quanto mais secas, menos suscetíveis suas mãos estarão das bactérias.

Fonte: tecmundo.com.br